Talvez você sinta:
- Dor pélvica
- dor no local das incisões (episiotomia, lacerações ou cesariana), as dores podem durar de sete dias a dez, porém em alguns casos podem durar um mês.
- olhos roxos ou com sangue pisado, pode aparecer se você fez mais força com o rosto do que com o corpo.
- Dor no peito ou dificuldade em respirar profundamente por causa do esforço dos músculos toráxicos durante o período expulsivo.
- Dor no cóccix.
- Dor nos braços, pernas , ombros e restante do corpo também são comuns, visto o esforço realizado durante o trabalho de parto.
Caso tenha sentido cólicas, principalmente ao amamentar, considere como normal. Provavelmente seu médico receitou um remédio para dor, não tenha medo de usá-lo, pois fará com que você se sinta melhor e em melhores condições de cuidar de seu bebê. Essas dores são completamente normais, afinal seu útero está aproximadamente com 1kg e vai voltar a pesar menos de 0,50g. Então ele se contrai para voltar ao normal, e a amamentação estimula isso.
A dor no períneo pode se apresentar também para as mulheres que não realizaram episiotomia, pois pense que um bebê de 3kg, ás vezes menos, ás vezes mais, passou pelo canal vaginal, e isso não pode passar despercebido. Mesmo que não lacere e não sofra episiotomia, o músculo distende, e muito, porém é totalmente normal sentir um desconforto nesta região por alguns dias. Também é comum que tenha tido algum tipo de fissura anal devido ao esforço, que pode resultar tanto em dor como em desconforto. Caso tenha feito episiotomia, é comum sentir dor até mesmo intensa, porém é importante observar se não inflamou nenhum ponto. Caso a dor permaneça por mais de uma semana, converse com seu médico para que ele possa avaliar se há uma inflamação e medicar da forma correta. Para evitar qualquer tipo de problema em relação ao períneo, lembre-se destes pontos:
- Troque os absorventes em intervalos máximos de seis horas.
- Evite o contato ânus e vagina, com absorvente mal afixado ou limpeza incorreta.
- Evite o uso de papel para a higienização. lave sempre após urinar e defecar, utilizando a solução antisséptica prescrita por seu médico.
- Não coloque as mãos no local até completa cicatrização
- Resfrie a região- uma bolsa de gelo feita com luva cirúrgica alivia muito a dor. Faça a cada duas horas nas primeiras 24hs depois do parto.
- Aqueça- Sim, depois do período de 24hs, faça banhos de assento com água morna por 20 min, três vezes ao dia.
- Use anestésico local- Se seu médico prescreveu, use, não tenha medo de usar.
- Evite ficar muito tempo sentada ou em pé, a melhor posição neste período é de lado, se for sentar, use um travesseiro.
- Use roupas confortáveis, evite apertar a região.
- Faça os exercícios de Kegel, para estimular a circulação do local, o que vai ajudar na cicatrização.talvez você não sinta nada ao fazê-los, pois a região tende a ficar dormente nos primeiros dias pós parto. Aos poucos a sensibilidade volta.
Em caso de dúvida, qualquer dúvida, ligue para seu médico!
Nenhum comentário:
Postar um comentário