quinta-feira, 8 de outubro de 2015

PUERPÉRIO- DORES NO CORPO

Geralmente no dia seguinte ao parto, sobretudo a mulher que realizou um parto vaginal, percebe que está com o corpo completamente dolorido. Por que? Contrações fortes, esforços para expulsar o bebê durante algumas horas, vai deixá-la muita mais dolorida do que quem acabou de lutar, ou de malhar pesado numa academia.
Talvez você sinta:


  • Dor pélvica
  • dor no local das incisões (episiotomia, lacerações ou cesariana), as dores podem durar de sete dias a dez, porém em alguns casos podem durar um mês.
  • olhos roxos ou com sangue pisado, pode aparecer se você fez mais força com o rosto do que com o corpo.
  • Dor no peito ou dificuldade em respirar profundamente por causa do esforço dos músculos toráxicos durante o período expulsivo.
  • Dor no cóccix.
  • Dor nos braços, pernas , ombros e restante do corpo também são comuns, visto o esforço realizado durante o trabalho de parto.
Caso tenha sentido cólicas, principalmente ao amamentar, considere como normal. Provavelmente seu médico receitou um remédio para dor, não tenha medo de usá-lo, pois fará com que você se sinta melhor e em melhores condições de cuidar de seu bebê. Essas dores são completamente normais, afinal seu útero está aproximadamente com 1kg e vai voltar a pesar menos de 0,50g. Então ele se contrai para voltar ao normal, e a amamentação estimula isso.


A dor no períneo pode se apresentar também para as mulheres que não realizaram episiotomia, pois pense que um bebê de 3kg, ás vezes menos, ás vezes mais, passou pelo canal vaginal, e isso não pode passar despercebido. Mesmo que não lacere e não sofra episiotomia, o músculo distende, e muito, porém é totalmente normal sentir um desconforto nesta região por alguns dias. Também é comum que tenha tido algum tipo de fissura anal devido ao esforço, que pode resultar tanto em dor como em desconforto. Caso tenha feito episiotomia, é comum sentir dor até mesmo intensa, porém é importante observar se não inflamou nenhum ponto. Caso a dor permaneça por mais de uma semana, converse com seu médico para que ele possa avaliar se há uma inflamação e medicar da forma correta. Para evitar qualquer tipo de problema em relação ao períneo, lembre-se destes pontos:

  • Troque os absorventes em intervalos máximos de seis horas.
  • Evite o contato ânus e vagina, com absorvente mal afixado ou limpeza incorreta.
  • Evite o uso de papel para a higienização. lave sempre após urinar e defecar, utilizando a solução antisséptica prescrita por seu médico.
  • Não coloque as mãos no local até completa cicatrização
  • Resfrie a região- uma bolsa de gelo feita com luva cirúrgica alivia muito a dor. Faça a cada duas horas nas primeiras 24hs depois do parto.
  • Aqueça- Sim, depois do período de 24hs, faça banhos de assento com água morna por 20 min, três vezes ao dia.
  • Use anestésico local- Se seu médico prescreveu, use, não tenha medo de usar.
  • Evite ficar muito tempo sentada ou em pé, a melhor posição neste período é de lado, se for sentar, use um travesseiro.
  • Use roupas confortáveis, evite apertar a região.
  • Faça os exercícios de Kegel, para estimular a circulação do local, o que vai ajudar na cicatrização.talvez você não sinta nada ao fazê-los, pois a região tende a ficar dormente nos primeiros dias pós parto. Aos poucos a sensibilidade volta.
Em caso de dúvida, qualquer dúvida, ligue para seu médico!

PUERPÉRIO- SANGRAMENTO

Os lóquios, que são uma secreção  de sangue, muco e tecido uterino, é parte certa de seu puerpério, pode ser intensa ou muito intensa, sendo raramente fraca, pois virá sempre em maior volume do que sua menstruação regular. Geralmente se apresenta em maior volume ao levantar de manhã, não sendo motivo para susto. Sendo bastante vermelho nos primeiros cinco dias a uma semana, e depois vindo mais aquoso e rosado, e por fim castanho e parecido com borra de café, até ficar amarelado e por último branco amarelado. Dura geralmente até três semanas, mas algumas mulheres podem ficar até  seis semanas e em outras, um leve corrimento pode durar até três meses. Então não se assuste com esse tempo todo, mas observe a coloração e o cheiro, que vai ficando cada vez mais fraco e não parece com cheiro de menstruação, sendo um odor mais suave. Caso perceba algum odor forte, de podre, ou dor, comunique seu médico.

Use absorventes grandes, de preferência dos modelos noturnos. Aqueles pós parto apesar de grandes não absorvem bem, então acabam ocorrendo acidentes nos primeiros dias. Eu recomendo para esses dias, uma fralda para adulto, e depois o absorvente noturno com malha seca, até o volume de sangue amenizar. Nunca use absorventes internos.
Amamentar ou utilizar ocitocina sintética pode reduzir muito o volume dos lóquios.


PUERPÉRIO- OS SINTOMAS NA PRIMEIRA SEMANA

Na primeira semana do puerpério,  talvez você experimente alguns dos sintomas que vamos descrever, isso também vai depender do tipo de parto e de outros fatores.

Sintomas físicos:

  • Corrimento vaginal sanguíneo (algumas pessoas acham que é menstruação, mas são lóquios, são resíduos da placenta e sangue).
  • Dores abdominais, sim, musculares, caso você tenha tido parto normal, e até mesmo cesárea, porém menos comum no segundo caso.
  • Cólicas uterinas, semelhantes á da menstruação, e em alguns casos, a mulher sente apenas a contração uterina porém sem dor, conhecida como mãe do útero ou mãe do corpo como dizem as mais antigas.
  • Exaustão.
  • Desconforto no períneo, dor ou dormência em caso de parto vaginal, principalmente se foi realizada episiotomia ou houve pequena laceração e dado ponto.Mesmo se foi realizada cesariana a mulher pode sentir este desconforto caso tenha havido trabalho de parto prolongado antes da cirurgia.
  • Dor na incisão da cesariana e dormência na região.
  • desconforto ao sentar ou andar.
  • Dificuldade em urinar durante um dia ou dois, pouco controle da micção em caso de parto vaginal, dificuldade e mal estar em evacuar nos primeiros dias. Prisão de ventre.
  • Dores musculares generalizadas, principalmente se foi um trabalho de parto prolongado ou expulsão difícil.
  • Roxidão em volta dos olhos e em outros lugares do corpo.
  • Sudorese (suor) noturna.
  • Desconforto mamário e ingurgitamento dos seios pro volta do terceiro dia (apojadura- os seios enchem muito, ficam doloridos. Não tire o excesso, seu organismo está se adaptando á quantidade que precisa produzir de leite para seu bebê).
  • Mamilos inflamados ou com fissura, em caso de aleitamento ao peito.
  • inchaço principalmente no rosto permanece ainda, mas calma, vai desaparecer!

Sintomas Emocionais:
  • Alegria, tristeza, oscilação entre os dois num curto período de tempo.
  • Insegurança e apreensão a respeito do papel de mãe, principalmente para quem amamenta.
  • Frustração em caso de permanência maior no hospital.



PUERPÉRIO- O QUE É?

Puerpério. O nome é um pouco feio, algumas pessoas podem se assustar com este nome, e outra provavelmente já ouviram muitas vezes. Este  é o nome dado á fase de seis semanas após o parto, onde seu corpo passa por muitas transformações até o fim do resguardo.
Você terá muitos sintomas, dores, incômodos, suor, e todos muito diferentes dos que você sentia na gravidez.
Agora, com o seu bebê nos braços, você passa por uma fase completamente nova, mas ainda precisa se cuidar, até que o médico te libere para sua rotina normal. Não é fácil a adaptação para a mamãe de primeira viagem, mas também não é difícil. É preciso paciência,e  organização. Com o passar dos dias você verá que tirou de letra!
Nos próximos posts conheça mais detalhes sobre esta fase e fique preparada para passar por ela tranquilamente!


TEMA PARA O QUARTO- PROVENÇAL

Uma coisa que toda futura mamãe passa é pela dúvida de como decorar o quartinho do bebê. Vamos fazer alguns posts aqui  para  te ajudar  a ter algumas idéias, mesmo com pouco dinheiro dá para fazer muita coisa legal.
 Aqui vão duas idéias de quarto Provençal, um de menino e um de menina:




Como podem notar, os dois têm uma pegada romântica, usando papel de parede para dar a cor do tema, e os móveis brancos. Essa é a base do provençal. Neste tema você pode utilizar listras, flores, tons pastéis e inclusive misturar as texturas.

Os adesivos de parede também são super bem vindos, e o melhor é que você não precisa gastar muito com isso. Por aplicativos como o Aliexpress e o Wish, você consegue comprar adesivos lindos, de qualidade e por um ótimo preço. Ah, e o mais importante: com segurança. Demora um pouco para chegar, mas chega!
Você pode pintar toda a parede de um tom neutro e colar adesivos de vinil. Ficam lindos e parece pintura!

Se você ganhou os móveis de segunda mão, não tenha medo de por a mão na massa! Pintar os móveis é muito mais fácil do que parece, e com tinta para madeira á base d´água, você tem um resultado bonito e seca rápido. Algumas pessoas também optam por contact. com um pouco de paciência e capricho, pode ficar muito bom. Use sua criatividade!

O kit higiene você compra em alguns lugares até por R$300,00. Então, aconselho que vá numa dessas lojas no centro da cidade que vendem tudo de madeira e artesanato. Lá você vai comprar o kit completo, sem acabamento por no máximo R$60,00. Então, compre um pote de tinta, papel de parede ou contact, fita de cetim e faça seu próprio kit. Será único e muito, muito mais barato!


Espero que tenham gostado das dicas! Até logo!