sexta-feira, 24 de abril de 2015

PRÓDROMOS- COMO SABER SE ESTOU EM TRABALHO DE PARTO?

Uma das coisas que mais escuto falar, principalmente das mamães de primeira viagem é:"Mas como vou saber a hora de ir para o hospital?"


A verdade, é que mesmo sabendo, chega um ponto que estamos tão ansiosas que queremos logo que o bebê nasça, e ficamos esperando qualquer chute mais forte para dizer: "É hoje heim!'
Brincadeiras á parte, o trabalho de parto verdadeiro dá muitos sinais, e raro algumas exceções, acontece sem dar sinal. O que geralmente acontece quando um a mulher alega que não teve nenhum sinal, é porque ela não estava realmente atenta aos sinais que seu corpo deu.
Primeiro vamos esclarecer o que são pródromos. São as dores iniciais ao trabalho de parto. Podem durar até mesmo dias. Você sente cólicas, a barriga fica dura, chega até mesmo a pegar algum ritmo, ou durar uma noite, mas não aumentam  e nem ficam com intervalos menores. Caso isso esteja acontecendo com você, não desanime, pois é sinal de que está chagando a hora, talvez leve um dia ou mais, mas seu corpo já está se preparando. Quando sentir essas dores, procure tomar um banho quente, deixe a água bater na lombar, pois vai aliviar bastante. Pode parecer meio estranho, mas a posição mais confortável nestes momentos é de quatro. Sim, experimente ficar assim no chuveiro, peça para alguém esfregar sua lombar com as mãos, você vai se sentir bem melhor, e pode até mesmo ajudar a entrar no verdadeiro trabalho de parto, pois você estará relaxada. Neste período, você pode ter observado uma quantidade significativa de muco sair pela vagina. Observem que não é uma quantidade normal. Você saberá que algo de diferente está acontecendo. Esta quantidade pode começar saindo aos poucos, algumas mulheres percebem grande quantidade saindo de uma vez, como se fosse uma colher de sopa, outras mais, algumas observam que saem filetes de sangue junto com o muco, enquanto outras apenas muco transparente, e outras ainda, observam muito sangue junto. Este é o tampão de muco, uma proteção que fica no colo do seu útero, e conforme seu útero vai contraindo e dilatando (se abrindo), o tampão sai. Se isso aconteceu, é sinal de que seu útero começou a dilatar, mas dependendo da situação, pode levar ainda alguns dias para o bebê nascer, principalmente se for o primeiro filho. Na maioria das mulheres, quando isso acontece, as dores costumam aumentar e a mulher começa a entrar no verdadeiro trabalho de parto. Então, fique 
atenta ao tampão de muco!

No trabalho de parto, as dores vão aumentando, começam pelas costas e finalizam na barriga. Neste momento, em que você está sentindo a dor, caso você consiga falar, ou se movimentar, significa que você ainda não está em trabalho de parto, pois no verdadeiro trabalho de parto, quando tiver uma contração, você não consegue se mexer nem falar. Não se assuste, a dor não é insuportável, mas é bom dolorida e você vai parar de se mexer e falar enquanto ela não passa. Porém, durante os intervalos você consegue andar e falar normalmente. Aproveite para ir para o hospital neste intervalo. As dores começam a ter um intervalo menor entre elas, então preste atenção: se você teve um intervalo de dor de dez minutos e depois de vinte minutos, você não está entrando em trabalho de parto. Mas, se você teve um intervalo de dez, depois de sete, depois de cinco, é hora de ir para o hospital. Não espere os intervalos ficarem menores do que cinco, ou seu bebê pode nascer no meio do caminho. A não ser que você tenha optado pelo parto domiciliar. Neste caso, entre em contato com sua doula ou médico quando estiver num intervalo de dez minutos.

Bolsa d'água: 
Algumas mulheres tem sua bolsa estourada e não entram em trabalho de parto. Lógico que se sua bolsa estourar, você deve entrar em contato com seu médico imediatamente, mas, não espere a bolsa estourar para confirmar o trabalho de parto. Algumas mulheres só estouram a bolsa durante o período de expulsão, ou seja, quando o bebê já está saindo, e e outras ainda tem o parto de bebê empelicado, que é quando o bebê nasce sem estourar a bolsa. 


Outro sinal importante é vontade de evacuar (fazer cocô). Caso esteja com dores, mesmo que leves, mas sinta vontade de evacuar, ligue para seu médico. Com um pouco mais de experiência você saberá que uma leve pressão na vagina pode ser o bebê se encaixando na pelve, e isso no primeiro filho, geralmente ocorre um mês antes do bebê nascer. O que estamos falando aqui, é de uma real sensação de evacuação, que o bebê pode estar realmente próximo ao canal de parto, a sensação é como se você estivesse com diarreia, e não consegue se segurar (desculpem as palavras, mas é preciso ser clara para que ninguém tenha dúvidas). Nesse caso, ligue para seu médico e vá para o hospital. 

Se você só está sentindo cólicas, com contrações desritmadas e com intervalos maiores do que o anterior, ainda assim não deixe de ligar para seu médico. Não tenha vergonha de ligar, ele está acostumado com isso, ele escolheu esta profissão, pois ele lhe dará dicas valiosas para que você fique mais confortável nos pródromos, e entre confiante em seu trabalho de parto. 
Seguem abaixo algumas dicas de posições da dra Eliane Bio, para você fazer nos intervalos.
Espero que este post tenha ajudado a tirar algumas dúvidas. 
Até a próxima!





Nenhum comentário:

Postar um comentário