segunda-feira, 30 de março de 2015

CHUPETAS - AFINAL, PODE OU NÃO?

Se tem uma coisa que gera muita discussão no mundo das mães, é a chupeta. Umas dizem que faz mal, outras não vivem sem, pediatras são contra, outros a favor. Ora, então vamos desmistificar aqui e falar um pouco dos prós e contras do uso da chupeta, e fica então, mãe, ao seu critério, o uso dela. Isto, se o seu bebê pegar, né, porque eles são muito espertinhos e a maioria prefere fazer seu peito de chupeta, onde ele tem calor humano, e o cheirinho da mamãe.
Chupeta com bico ortodôntico

Aqui no Brasil, o ministério de saúde sancionou uma lei que proíbe os fabricantes de fazerem qualquer tipo de mídia referente á chupeta, isso porque segundo especialistas, seu uso prejudica a dentição, fazendo com que seu bebê tenha a arcada dentária projetada para frente, e isso não só pode ser ruim esteticamente, como pode prejudicar na fala,  e na mastigação, bem como pode causar deformidades nos ossos faciais. Os bebês que usam chupeta por muito tempo, podem também vir a demorar a falar, pois  não praticam a fala.
Também pode prejudicar a amamentação, visto que ao se acostumar coma chupeta, o bebê projeta a língua de um jeito diferente do que o faz na amamentação, então ao mamar, ele pega da mesma forma que na chupeta, o que prejudica a saída de leite, diminuindo seu fluxo, e desestimulando o bebê a mamar.
Chupar o dedo ainda é pior, pois o dedo é mais rígido e tende a causar deformações maiores.




Chupeta divertida


Lado bom...
A chupeta acalma. Sim, pois muitas vezes, o bebê só quer sugar. Eles tem esta necessidade de sucção, e se você oferece a chupeta só á noite, para ele dormir, não há problema, segundo especialistas. O uso da chupeta á noite, também reduz o risco de morte súbita, pois  o bebê que usa a chupeta, têm mais facilidade de acordar, e respirar pela boca, o que as protegeria de uma possível asfixia. A academia norte americana de pediatria, recomenda seu uso até um ano de vida.
O uso da chupeta evita que a língua feche as vias aéreas na região posterior da boca, reduz a frequência e duração do refluxo e favorece o estado de alerta.
Segundo a pediatra dos meus filhos, a chupeta deveria ser usada por todos, pois além de acalmar, evita que o bebê tenha esta carência no futuro , e inclusive se torna fumante, pois precisa suprir sua necessidade de sugar.

Os modelos ortodônticos de silicone são os melhores, pois são mais resistentes e feitos sob medida para a cavidade bucal, gerando o mínimo de deformidade possível, e ainda ajudando na respiração correta.

Pedroca com sua chupeta ortodôntica. largou com menos de dois meses.


Cabe a você, mãe, decidir o uso da chupeta, pesando os lados da moeda.

Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário