terça-feira, 25 de novembro de 2014

TESTE DE GRAVIDEZ OU EXAME DE SANGUE?

Sua menstruação atrasou, e num instante você se dá conta de que pode estar grávida. Bate aquele desespero, aquela ansiedade, e tudo o que você quer é ter certeza. Corre para a farmácia, e compra um, dois, três testes para ter certeza já! As perguntas são: 
Os testes caseiros são confiáveis? 
Por que alguns dão negativo e depois a mulher descobre que está grávida?
Ele pode dar positivo se eu não estiver grávida?

Primeiro vamos entender como funciona o teste caseiro. Assim como o feito com a urina no hospital, os testes de farmácia identificam o hormônio gonadotrofina coriônica, conhecido como hCG, presente na urina. Pode ser feito a qualquer hora do dia, e já no primeiro dia de atraso da menstruação. O resultado será mais confiável se a mulher esperar alguns dias a mais, talvez uma semana de atraso, pois como o exame detecta a quantidade do hormônio na urina, ele pode apresentar um resultado falso negativo, pois a mulher pode ainda não ter produzido grande quantidade do hormônio. O ideal, em caso de negativo, é que a mulher faça um novo teste caseiro, ou vá a uma clinica realizar o exame de sangue. Este nunca dá errado, pois analisa diretamente em seu sangue a quantidade de hormônio. O teste de urina realizado em laboratório, tem probabilidade de 100% de acerto, devido ao método- São profissionais qualificados que irão detectar o hormônio, enquanto no teste caseiro, é uma peça sensível ao hormônio, que muda de cor na sua presença.
 Para ter certeza absoluta, o médico também  pode realizar o exame físico, que consiste em analisar o amolecimento do útero, e a textura do colo do útero, que modifica se estiver grávida.
E, finalmente, é realizado o ultrassom transvaginal,  onde o embrião é visualizado. Este, não tem como mesmo dar errado. O ideal, é estarmos sempre atentas aos sinais de nosso corpo. Por isso, é imperativo que a mulher anote seu ciclo, saiba o que está acontecendo com seu corpo. e, no primeiro atraso menstrual, consulte seu médico, mesmo que não haja a possibilidade de estar grávida, pois assim, pode- se evitar qualquer problema de saúde que possa vir a ocorrer.

Como realizar o teste de gravidez de farmácia:

  • Leia as instruções na bula. mesmo que já tenha realizado o teste anteriormente, este pode ter algum detalhe que o anterior não tenha.
  • tenha á mão um relógio para cronometrar o tempo de espera.
  • certifique- se da limpeza. Veja se o material está limpo, e lave suas mãos também.
  • coloque a amostra numa superfície plana.
  • ler o resultado logo após o tempo determinado pelo fabricante. Ler antes, ou muito tempo depois, pode afetar o resultado do exame.
  • Não esqueça que, mesmo que a segunda linha do exame fique meio apagadinha, isso quer dizer que seu resultado é positivo, caso seu exame seja o das duas linhas. 
Exame de sangue:

  • É colhido a qualquer hora do dia
  • o resultado pode levar algumas horas, geralmente as clínicas dispõem de sites para pegar o resultado, ou deixam um número de telefone para que você possa ligar até mesmo á noite para saber o resultado.
Exame físico:
  • Seu médico irá utilizar luvas descartáveis e um gel para não lhe machucar.
  • Irá fazer um toque suave em seu útero para analisar suas estruturas
  • Irá lhe pedir um exame de ultrassom independente do que tenha sido identificado no toque.
Ultrassom transvaginal:
  • Pode ser feito a qualquer hora do dia
  • será introduzido por via vaginal, uns instrumento com capa tipo camisinha, descartável, com gel lubrificante.
  • o aparelho irá mostrar a partir do colo uterino, a presença ou não de um embrião ou feto.
Lembre- se, na dúvida ou fora dela, sempre consulte seu médico. Não espere , não deixe para depois. Gravidez não é doença, mas é importante cuidar do bebê desde sua chegada ao ventre materno.
teste de farmácia de duas linhas

sonda transvaginal

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário